Buscar

HOME STAGING: UMA NOVA FORMA DE VENDER SEU IMÓVEL (por Andressa Zanandrea)



Foto: London Home Staging

Home Staging é a técnica americana de preparar um imóvel para venda, de maneira que seja vendido mais rapidamente e pelo melhor preço. 

No processo de Home Staging, as qualidades do imóvel são realçadas de forma que a casa ou o apartamento se torne mais atraente – o que auxilia no processo de venda. Para isso, o profissional usa a mobília existente ou recorre a novas peças, tais como acessórios, arte e até mesmo outros móveis. 

“Imóveis que são preparados para a venda com Home Staging são vendidos até 10 vezes mais rápido e com ofertas que chegam a 3 vezes acima do valor anunciado.”

(Fonte: Associação de Home Staging do Reino Unido e Irlanda).

O Home Staging chegou ao Brasil e está conquistando seu lugar no mercado imobiliário rapidamente. A técnica tem chamado atenção devido à sua grande eficácia e o ramo de atuação está começando a se desenvolver no país.

Apesar de ainda ser novidade no país, profissionais brasileiras já vêm se dedicando aos estudos e a desenvolver trabalhos e sua expertise em Home Staging há anos. O maior exemplo disso é a curitibana Paloma Harrington-Griffin.

Após se mudar para Londres em 2015 e estudar na Academia Britânica de Design de Interiores, Paloma concentrou seus esforços em Home Staging e concluiu cursos na área. Atualmente, além de ser especialista em Home Staging e Interior Styling, Paloma pertence à primeira turma britânica de profissionais de Home Staging credenciadas pela Staging University dos Estados Unidos. 

Ela também é fundadora da Associação de Home Staging do Reino Unido e Irlanda, vencedora do Prêmio de Excelência em Home Staging em Liderança da Indústria e divide seu tempo entre o Brasil e Londres, onde tem empresas de Home Staging.

Mais recentemente, Paloma foi nomeada vice-presidente da Associação Internacional de Profissionais de Home Staging da Europa e também presidente do Capítulo Brasileiro da IAHSP – este último sendo reflexo do seu trabalho com o Núcleo de Home Staging do Brasil e a recém-fundada Associação Brasileira de Home Staging.

“Construir uma comunidade com base sólida para o desenvolvimento de uma atividade tão inovadora e promissora como o Home Staging tem sido minha grande missão”, afirma Paloma. “Ter trabalhado diretamente em prol do crescimento e do reconhecimento do Home Staging no Reino Unido e na Europa fez com que eu voltasse meu olhar às minhas raízes e percebesse que o Brasil tem potencial gigantesco. As iniciativas do Núcleo vão ajudar a estruturar e divulgar o Home Staging no país e certamente vão beneficiar o setor a longo prazo. Estou muito animada com a receptividade.”

Contando com uma equipe forte composta também pela arquiteta Alice Welter, o Núcleo de Home Staging é a única entidade afiliada à Associação Internacional de Profissionais de Home Staging (IAHSP®) no Brasil e tem como objetivo divulgar a técnica no país, além de auxiliar no desenvolvimento sustentável da profissão de maneira ética. 

Alice é graduada em Arquitetura e Urbanismo, com experiência em projeto arquitetônico, arquitetura de interiores e especialista em Arquitetura Paisagística, atuando na área há mais de uma década. Em 2019, após concluir estudos em Home Staging no exterior, começou a liderar a equipe da Alpha Home Staging e Ambientação Imobiliária, paralelamente aos trabalhos em seu escritório de arquitetura.

Como arquiteta sempre estive envolvida com vários setores da construção civil: fornecedores, mão-de-obra, agências imobiliárias. Percebo que os corretores imobiliários brasileiros estão sendo muito receptivos ao Home Staging, pois já reconhecem a técnica como ferramenta de vendas. Nosso maior objetivo é educar o maior número de profissionais possível sobre o que é Home Staging e quais são os seus benefícios, para que possamos, juntos, desenvolver a atividade e crescer no país”, diz Alice.


Paloma Harrington-Griffin & Alice Welter

Atualmente, Alice trabalha com Paloma em prol de construir uma comunidade de Home Staging sólida no Brasil. Uma das iniciativas mais fortes da dupla, por meio do Núcleo de Home Staging, é oferecer cursos de qualidade com certificação e tutores internacionais.

O Núcleo de Home Staging foi lançado oficialmente em março e seu evento de lançamento, a primeira edição do Encontro de Home Staging, está previsto para acontecer em São Paulo no final do segundo semestre. 

O evento será uma oportunidade imperdível para quem quer aprender mais sobre a técnica no Brasil, conectar-se com profissionais do país todo e ser um dos pioneiros nesse mercado tão dinâmico e em ascensão.

Mais informações sobre o evento, cursos ou sobre Home Staging podem ser encontradas no site do Núcleo de Home Staging: www.nucleodehomestaging.com.br

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo